quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Saiba mais sobre o Le Parkour.

Criadores: O Parkour nasceu nos anos 80 na França e tem como seu criador David Belle, que se empenhou realmente na divulgação do Parkour a partir de 1997.

Sebastien Foucan também é conhecido por vários praticantes por ser o criador do Free Style (Movimentos do Parkour mesclados com Giros e Mortais ) , no qual o praticante aprende manobras radicais em conjunto com as técnicas do Parkour , a filosofia dessa pratica é apenas se divertir e treinar o corpo para movimentos acrobáticos.

Detalhes: Le Parkour em Francês significa "O Percurso".
David Belle (criador do Le Parkour) foi bombeiro assim como o pai dele, e por incentivo e admiração a seu pai David Belle baseado em técnicas utilizadas no exercito e pelos bombeiros desenvolveu uma Filosofia Esportiva ao qual nomeou de Le Parkour.
Em Paris alguns bombeiros treinam ginástica olímpica, e o método natural, com base nesses treinamentos eles desenvolveram a filosofia de "ser forte para ser útil".

O principal objetivo do Parkour é ser apto a ajudar os outros, não ser "melhor" que ninguém.

Fisicamente Parkour é ultrapassar todos os obstáculos em seu caminho, como você faria numa situação emergencial. Você tem que se mover de tal maneira que te ajude a ganhar mais terreno sobre alguém ou algo como se tivesse perseguindo ou fugindo de alguém ou algo.

Para expressar o Parkour, pode-se dizer que é estar preparado para eventuais imprevistos que venham a ocorrer em seu cotidiano, se desvencilhando deles.

Parkour pratica completa:
O parkour é uma atividade completa já que exige do praticante um esforço concentrado que trabalha toda sua musculatura.

Mente e Corpo: Para a pratica do Parkour é necessário que haja um trabalho conjunto de corpo e mente, o corpo não reage se a mente não autorizar. E a pratica do Parkour estimula a mente a trabalhar com o corpo e se focar mais em seu objetivos.
Esse estimulo pode ser descrito como um Efeito 3D:Avaliação de distancia, avaliação de capacidade, e avaliação de risco.

Competição: A filosofia existente no parkour é a de negar disputas e competições, tais atitudes desenvolvem um senso de responsabilidade e moral na maioria dos praticantes, incentivando e alterando o comportamento e as atitudes dos mesmos. O Parkour pode ser considerado uma disciplina atlética ou esportiva, mas não incentiva nem rotula praticantes como melhores ou piores por meio de disputas.

Na região do Cariri existem diversos grupos de Le Parkour, um desses grupos merece destaque na cidade de Crato chamado de "Le Parkour Team", superar obstáculos, a gravidade e o medo são objetivos do Traceur (praticante de parkour), confiram alguns vídeos desse grupo.









Vocabulários:
Nome Correto: Podemos chamar o Le Parkour apenas de Parkour no Brasil já que em francês: "Le" Parkour significa: "O" Parkour. Então para sermos mais corretos podemos falar apenas , Parkour!

Traceur
- Alguem que pratica parkour

PK, Freerunning, Freerun - Nomes alternativos ao parkour

Grunt ou Newbie - Novatos, não como insulto,
apenas pra identificar.

Run - Normalmente utilizados pra definir conjunto
de técnicas, um percurso.

Clan ou Crew - Termo usado para grupo de traceurs
(geralmente amigos) que praticam juntos.

Bail ou Slam - Usado pra definir uma técnica errada, normalmente
acaba em uma queda

Flow - O Cálice sagrado do parkour, algo que você luta para obter, a fluência entre as técnicas. Simplesmente se mover com agilidade, fluência e leveza.


Como Praticar?
Você pode ir aprendendo os movimentos pela Internet vendo fotos ou vídeo, mais isso somente se você tiver algum conhecimento em Artes Marciais,queda, absorção de impacto e rolamento. Se você não tiver esses conhecimentos procure por praticantes da disciplina em sua cidade ou proximidades para treinar, se não existirem praticantes perto de você procure na Internet por praticantes ( a maioria encontra-se no Orkut ) entre em contato com os praticantes perto de você e marque um treino.

Fonte: Le Parkour Brasil

Nenhum comentário: